Em primeiro lugar, você deve estar se perguntando: afinal de contas, que raio de Projeto Capitão América é esse, e de onde veio esse nome?
Senta que lá vem história!
Me chamo Rafael Reinehr, sou médico endocrinologista, instrutor de mindfulness e autor e pesquisador em Ciência da Felicidade (ou ao menos é como me apresento hoje, mas pode resumir como um polímata autodidata). Por muito tempo, dediquei-me ao crescimento intelectual, profissional, aos cuidados para com minha família e à livre cooperação, em vários projetos socioambientais e libertários.
Hoje, para além destas paixões, decidi tornar minha vida ainda mais harmônica e equilibrada, incluindo cuidados para com minha Saúde e Aptidão Física, que muitas vezes nestes 42 anos de vida foram deixadas em segundo plano. O Projeto Capitão América irá reunir alguns apontamentos que faço do trajeto em busca de uma transformação física e de saúde que vou conquistar, nesta “tenra” idade.
Falarei aqui principalmente (mas não exclusivamente) sobre cuidados alimentares e práticas de atividade física, algumas medidas de modulação do estresse e biogambiarras (biohacks) para melhorar a qualidade do sono, além de outras técnicas e boas práticas que visem aumentar minha Saúde, Aptidão Física, Qualidade de Vida, Bem-estar e Longevidade.
Mas e, afinal de contas, de onde saiu o “Capitão América”? Bem, acho muito bacana o assim chamado “V shape“, ou o formato em “V” que é possível construir com a prática perseverante de atividade física em um homem. Ao longo de minha vida, tive momentos mais e outros menos “fitness”, mas nunca cheguei a esta formatação de corpo.
Ao mesmo tempo em que ela não é essencial para minha felicidade, tampouco para minha longevidade, coloquei como meta alcançar o corpo do ator Chris Evans do filme Vingadores, no qual ele interpreta o Capitão América. Traçar esta meta tão rígida faz parte de um pensamento que me manterá sempre motivado para sair dos 27% de gordura corporal atuais para chegar a 10-12% daqui a alguns anos. E, talvez no caminho, influenciar outras pessoas que tem dificuldade no seu processo de transformação pessoal, quer seja por más orientações, falta de motivação e estímulo ou por outros motivos quaisquer.
E o que mais irá me animar a continuar nesta jornada, além do meu próprio ímpeto interior que é quase Imparável é a tua presença e estímulo aqui neste blog e nas mídias sociais. Quando algo que eu publicar ou compartilhar fizer sentido a você, espalhe com amor e faça chegar a todas aquelas pessoas que possam também se beneficiar!
Com muita gratidão,
Rafael Reinehr
Read More
Comentários