29/08/2022 – Retomando as práticas regulares de atividade física estruturada

Posted By Rafael Reinehr on ago 31, 2022 | 0 comments


Nos últimos meses, passei por um período longo (cerca de 6 meses) sem prática estruturada e planejada de atividades físicas.

Foi um constante “adiar” do reinício dessa prática, por várias questões de ordem pessoal e profissional que não cabem discutir aqui.

O que cabe, é deixar anotado para referência presente e futura, a progressiva degradação, sutil porém progressiva, da minha sensação de bem-estar, qualidade de vida e vitalidade.

Continuei praticando yoga ao longo destes meses, mas na frequência de 1 a 2x/semana, e com deprivação de sono e alimentação desregrada, nem a Yoga e a Meditação foram capazes de, sozinhos, manterem-me equilibrado e plenamente bem.

Senti minha força, do alto dos meus 45-46 anos, começar a gradativamente esvair-se. Dias com mais cansaço do que o habitual. Foco e concentração levemente mas perceptivelmente reduzidas. Vigor sexual menos ativo. Até energia para coisas boas um pouco apagada.

Enquanto tudo isso vinha paulatinamente acontecendo, a vida seguia seu ritmo. Sempre esperando o “momento ideal” para recomeçar. Até que, não. Não vai ser em Primeiro de Setembro, como eu tinha planejado. Vai ser hoje. 29 de agosto. Não sei porquê, não gosto muito de “agosto” para começar grandes projetos. Mas dessa vez, disse não à frescura e sim ao meu bem-estar.

E comecei. E comecei, como sempre, empolgado! E hoje, 2 dias depois, enquanto escrevo estas palavras, ainda estou QUEBRADO! Quebradaço! Kkkkkk!

Dá uma espiada no treino que fiz, que dividi em um Cardio/HIIT seguido por uma sessão de Kettlebell matadora (realmente nada ideal para quem está reiniciando! Tsc! Tsc!)

Exercícios feitos hoje:

  1. Cardio/HIIT: https://darebee.com/workouts/optimum-burn-workout.html#sets
    1. Nível 2 (5 séries) – 1 min repouso
  2. Kettlebell: https://www.youtube.com/watch?v=jvH_gc9c1g8
    1. Swing – 50 contínuos – ? tempo
    2. Flexão – 20 (de 50) – 2’50
    3. Squat – 50 com pausas – 3’33
    4. Clean to press – 50 (2×25 intercalados) – ? tempo
    5. L seat to toe reaches – 50 com pausas – 2’32
    6. Explosive Kettlebell Deadlift – 50 com pausas – 3’56

E recomeçamos! Que seja um contínuo plantar e colher. Semear uma prática regular e colher os múltiplos benefícios trazidos pelo movimento regular: saúde, resistência, força, vitalidade, elasticidade, equilíbrio, longevidade…

Devo criar um “Diário” de atividade física, exercícios e movimento, mas ele deve ser em formato analógico, em papel. De toda forma, vou compartilhar por aqui alguns “highlights”, alguns destaques para manter uma conversação com você que por acaso “tropeçar” por estas bandas de cá.

Seja sempre bem-vindo! E à vontade para comentar, perguntar, sugerir, interagir, enfim!

Até a próxima postagem! Até mais ver, com amor, saúde e anarquia!

 

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.