A História que se repete, mas se renova!

Posted By Rafael Reinehr on jan 16, 2023 | 0 comments


Olha eu aqui, novamente! Trazendo novidades!

Lembra que estive aqui em agosto, postando que estava retomando minhas atividades… Pois… Depois daquela data, trocentos eventos impiedosamente urgentes surgiram e posterguei a retomada das práticas físicas para 23 de outubro de 2022. Nesse dia, retomei minha prática de musculação com uso da minha planilha master-ultra-mega-super-plus caprichada, inspirada na planilha que aprendi com o prof. Luciano da Kiron, de Araranguá, durante o tempo que fiz Studio Personal com ele e a Melissa (por onde andam estes dois será? Bateu saudades daquele tempo!).

Fato: estou desde lá caprichando nos treinos, praticando de 4 a 5x/semana, com aumento progressivo de carga e frequência, com foco em hipertrofia.

Cada Ciclo tem 4 práticas do mesmo grupamento muscular, por exemplo Peito-Ombro-Tríceps é um “Grupamento = A, Costas e Bíceps é “Grupamento = B” e Inferior e Lombar é “Grupamento = C”…

Assim fiz metade do Primeiro Ciclo (2 práticas de adaptação) com duas séries, depois parti para 3 séries no restante do Primeiro Ciclo e depois aumentei para 4 séries, perfazendo cerca de 2 horas de treino (são de 11 a 13 exercícios por dia de treino).

O Segundo Ciclo foi de Hipertrofia e o Terceiro Ciclo foi de Força (maior carga, menos repetições). Agora, juntamente com o Quarto Ciclo, iniciei três variações do ciclo tradicional A-B-C, que são AA-BB-CC, com os mesmos Grupamentos mas com exercícios em abordagens, pegadas, equipamentos e execuções diferentes, para trabalhar os músculos de forma diferente, evitando um platô muito precoce.

Comecei minha dieta focada em hipertrofia somente no dia 02/01/2023. Em comparação com minha última Bio, feita em 14/12/2022, a Bio de 14/01/2023 mostrou uma redução de 2kg de gordura corporal e aumento de 0,5kg de massa magra (redução de 2% na gordura corporal). As imagens estão abaixo:

Bio de 14 de dezembro de 2022

Bio de 14 de dezembro de 2022

 

Bio de 14 de janeiro de 2023

Bio de 14 de janeiro de 2023

Outra novidade: comecei a correr, de levito, na esteira e, quando estava em Torres e Araranguá, na rua (que é bem melhor, ainda mais com ar da praia!). Mas vou de leve, pois estou sentindo-me com bem pouco resistência física e não quero forçar a barra para adoecer.

Estou sentindo minha recuperação mais lenta, mas em grande parte isso também se deve pela privação relativa de sono. Tem noites que estou dormindo 5h30 ou menos, e isso é inadmissível em qualquer processo saudável e efetivo de ganho de massa magra. O sono não deveria ser, em hipótese alguma, abaixo de 7 horas por noite e, para uma regeneração mais completa, de pelo menos 8 horas.

Muitas pessoas não valorizam o sono como deveriam, apenas para perceber depois que boa parte do treino se perde sem o período noturno de antioxidação e reparação celular. Estou entre aqueles que valorizam muito mas que está precisando adaptar a vida a um “modum vivendis” ideal…

Outra novidade: nesta Quarta-feira consulto com o Prof. Dr. Santiago Paes, que acompanho há tempos no Instagram, e cuja didática e material compartilhado na rede são impressionantemente prolíficos e direto ao ponto. Gosto muito do trabalho dele, por isso o escolhi para me ajudar a otimizar meu treino e corrigir as estripulias que ando fazendo. Fico grato desde já pela ajuda, Santiago. Quer segui-lo? Segue o link: https://www.instagram.com/santiagopaesphd/

Ainda outra novidade: estou para utilizar alguns suplementos naturais para aumento de performance física, mental e esportiva: alguns bem estudados e outros nem tanto, encontram-se na vanguarda do que pode ser considerado otimizadores de resposta. Será um pequeno experimento “biohacker”, que devo documentar aqui, não antes sem fazer alguns exames bioquímicos, fazer uma revisão proctológica (história familiar de Carcinoma de Intestino) e uma apreciação cardiovascular com um Teste de Esteira.

Vou compartilhar os ganhos subjetivos e objetivos aqui, sem esperar que isso seja lido como evidência científica, apenas um relato anedótico dos prós e também dos revezes potenciais desses tratamentos. Será uma oportunidade para debater, de forma aberta o que devemos, podemos e o que não devemos fazer, bem como as consequências do uso indiscriminado mesmo que de suplementos assim ditos “naturais”. Nada é tão simples quanto parece, não é tão complexo quando alguns insistem em desenhar.

Se você quiser que eu fale sobre esse assunto em uma Live, comenta aí. Posso organizar. Se você quer saber mais sobre o que eu ando aprontando, vem conosco participar da próxima turma do Clube do Livro, em https://oasis.alumy.com  e te certifica de que já estás assinando meu Boletim O Quintessencial (https://lista.reinehr.org/) , como forma de sempre estar por dentro dos meus últimos projetos e compartilhamentos de valor.

Nos vemos em breve.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *